sábado, 8 de janeiro de 2011

Galhos Frios Secos

Vista do trem, galhos secos e sol vermelho

Os Estados Unidos possuem algumas cidades emblemáticas para sua música, uma delas, berço do Jazz, é New Orleans, no estado da Louisiana (LA). Outra que faz parte da cultura americana é Memphis, no Tenessee (TN), esta berço do rock'n'roll, cidade de Elvis Presley. É no centro-norte do país e, como estou a procura de terras mais geladas, escolhi o destino do Rei. Observem que as escolhas não são aleatórias, apesar de decidirmos na hora, o critério "música" pesa bastante.

Minha companheira de viagem continuou de carro e eu escolhi a viagem de trem. De New Orleans a Memphis são 650 Km (~ 406 milhas), em 8 horas de viagem. Pode parecer uma longa viagem, mas quem faz este trecho é a Amtrak, uma das maiores empresas ferroviárias daqui. Seus trens são confortáveis demais! As cadeiras são grandes, espaçosas, com tomadas para ligar equipamentos e reclinam quase que totalmente. Não é um meio de transporte, mas uma parte das coisas boas desta viagem. São dois andares de trem, há restaurante, lanchonete, vagão com grandes janelas e teto de vidro para apreciar a vista. E que vista! No inverno poucas árvores continuam verdes, outras em tom avermelhado, caindo suas folhas cor de ferrugem. A maioria contam apenas com seus galhos e a paisagem se torna única nestas florestas desfolhadas, muito diferente de tudo que já tenha visto no Brasil.

Parece que estou cortando os cenários dos filmes trash americanos de minha infância, além de lembrar a capa do primeiro disco do Black Sabbath, casas feitas de madeira ou tijolos vermelhos, com árvores ressequidas pelo frio ao seu redor. Onírico (ou Dark)!

Falando em madeira, as casas são construídas, principalmente, nesse material.  Vi algumas grandes madeireiras pela ferrovia. Acredito que sejam de reflorestamento (assim espero!). Terminei o Estado de pântanos verdes da Louisiana, uma pontinha do Arkansas e atravessei todo o estado do Mississipi. Em alguns momentos vi o grande rio de mesmo nome e lembrei do porto de New Orleans de onde zarpam os tradicionais barcos a vapor. O trem para algumas vezes, bem rápido, para pegar passageiros em algumas cidades. Este post ficou longo, contudo curto para descrever a beleza da paisagem. Realmente uma viagem única.
Os pântanos do Mississipi

Vagão para apreciar a vista

Restaurante

Primeiro disco. Heavy Metal Rules!

Nenhum comentário:

Postar um comentário